quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Actividade 2 - Actividades com a televisão

Olá leitores!


Escolhemos como objecto de trabalho a série “POCOYO” que faz parte do programa ZIG ZAG que passa todas as manhãs na RTP2, entre as 7h11m e as 14h. Esta série tem como público-alvo as crianças do pré-escolar e cada episódio dura aproximadamente 7 minutos.
“POCOYO” é um menino muito curioso e cheio de dúvidas, que aproveita o facto de viver num mundo maravilhoso onde pode perguntar tudo o que quiser para satisfazer a sua permanente curiosidade.
Esta série foi galardoada com o Prémio Bafta para melhor série do pré-escolar e é diariamente vista por muitas crianças.
Aborda temas variados e incentiva a participação das crianças através de questões simples, colocadas no decorrer na emissão, que obrigam de certa forma a criança a ficar atenta de modo a conseguir responder. Através destes exercícios pretende-se que desenvolvam o seu raciocínio e capacidade de resposta autónoma, enriquecendo também o seu vocabulário.

Actividade escrita
Constrói pequenas frases com os cartões do POCOYO.

Nota para o professor: Através da utilização destes cartões pede-se às crianças que criem frases simples ou complexas (consoante a idade).
Com a realização deste exercício, pretende-se que as crianças desenvolvam as suas capacidades a nível do português, adquirindo não só um maior conhecimento do abecedário, bem como a compreensão da escrita de uma forma básica (nomes próprios, comuns e/ou colectivos) e a ligação das palavras podendo formar pequenas frases lógicas.


Para terem acesso à actividade completa cliquem aqui!

Deixamos aqui também um dos episódios de POCOYO

Retirado de :youtube

Nota: a actividade foi reformulada após a avaliação da docente.

Andreia Antunes e Filipa Cunha

Sem comentários:

Enviar um comentário